June 8, 2018

Workshops 2018

(Brevemente encontrarão aqui os horários e dias dos workshops e os links para a inscrição nos mesmos)

Descobrir a Impressão 3D

Artur Coelho

Duração aproximada: Uma hora e meia  Custo: 1 euro (convertido em rifa)  Nºmáximo de Participantes: 20

Nesta sessão, daremos aos participantes uma visão do potencial e impactos da tecnologia de impressão 3D, mostrando também o como fazer, da conceção e modelação 3D à impressão. Este workshop só é possível graças ao gracioso apoio do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro.

Artur Coelho talvez sofra os efeitos psicológicos da inalação de derretimento termoplástico numericamente controlado. Acumula com uma voracidade maníaca de leitura em Ficção Científica e Especulativa. Na camuflagem com que sobrevive no mundo real, é professor de TIC e coordenador PTE no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, mestre em Informática Educacional, formador e colaborador do fablab Lab Aberto.

 

Iniciação ao Crochet (Handmade Sci-Fi Lx)

Dina Gama

Duração aproximada: 3 horas      Custo: 6 euros (material incluído)   Nº de participantes: 2-10

O workshop destina-se a transmitir as técnicas e pontos básicos do crochet. Usando o muito conhecido padrão do quadrado da avó (granny’s square), propõe-se a construção de uma bolsa de telemóvel da federação (Star Trek).

Com mais de 50 anos de experiência em crochet, Dina Gama é membro fundador do Handmade Sci-Fi Lx, tendo o seu interesse pelas temáticas sci-fi sido despertado quer pela colaboração com o projecto, quer pelos interesses dos filhos.

 

Técnicas de Amigurumi (Handmade Sci-Fi Lx)

Catarina Cunha

Duração aproximada: 3 horas    Custo 10 euros (material incluído)   Nºde Participantes: 2-10

O workshop destina-se a transmitir as técnicas básicas de construção de amigurumi em crochet, especialmente aumentos e diminuições de ponto, com as quais se propõe a construção de uma pókebola.

Membro do Handmade Sci-Fi Lx e da Equipa Sci-Fi Lx, Catarina Cunha tem largo conhecimento no mundo da Ficção Científica, através da literatura, tv e cinema. No crochet, a sua especialidade são os amigurumi (pequenos bonecos estofados)

 

 

Iniciação à Execução de Bases para Minis

Alexis – À Mão Livre

Duração Aproximada: Uma hora    Custo: 20 euros (material incluído)     Nº de Participantes: 2-8

Introdução aos materiais necessários e sua utilização para as bases de miniaturas: material de bancada, colas, massas, resinas, flocking e materiais diversos. Explicação do processo desde a preparação da base das miniatura, construção de terreno, pintura e pormenores: participantes irão executar um projecto à escolha ou que tragam consigo. Podem ser utilizadas qualquer tipo de miniaturas, desde que com bases lisas, como miniaturas de jogos de tabuleiro, jogos de guerra ou de exposição.

Formada em Escultura em 2001 pela FBAUL da Universidade de Lisboa, Alexis iniciou o seu percurso oficial pela pintura de miniaturas em 2009. Conta com vários prémios na competição Modelscala.

 

Iniciação à Pintura de Miniaturas

Alexis – À Mão Livre

Duração Aproximada: Três horas    Custo: 20 euros (material incluído)    Nº de Participantes: 2-8

Introdução aos materiais necessários e sua utilização para a pintura de miniaturas: material de bancada, pincéis, líquidos, betumes, tintas (wash, base coat, layer), limas, iluminação. Explicação do processo desde a preparação das minis ao verniz: participantes irão pintar uma cor numa mini e experimentar as várias técnicas base (mistura a seco, mistura a molhado, textura e aguadas).

Formada em Escultura em 2001 pela FBAUL da Universidade de Lisboa, Alexis iniciou o seu percurso oficial pela pintura de miniaturas em 2009. Conta com vários prémios na competição Modelscala.