O Sci-Fi Lx é o tema da 19ª edição dos Devoradores de Livros (uma parceria Sci-Fi Lx e Imaginauta). O único evento em Lisboa dedicado exclusivamente à Ficção Científica, o Sci-Fi Lx é uma convenção internacional, que visa criar um espaço inclusivo para todas as manifestações que tratem o género.
Ligando os mundos académico, lúdico, artístico e cultural, oferece actividades para todas as gerações e todo o tipo de público. Todas as vozes têm aqui lugar, do grande distribuidor, ao freelancer de qualquer área.
A divulgação científica e a formação também têm espaço para conviver com a festa dos jogos de todos os tipos e do cosplay. André Silva e Ana Carrilho são os convidados e vêm falar-nos da edição de 2018 e do que se pode esperar do programa deste ano. A conversa girará, ainda, em torno do tema Armageddon, que é o tronco temático central desta 4ª edição e das ramificações do projecto, ao longo do ano, entre eventos.
Fundador, Fearless Leader, Fita-Cola, Lider Supremo, Megalómano, Ditador, Psicólogo, o faz-tudo, este são alguns dos títulos que André Silva já recebeu ao longo da história gloriosa, bumpy, construída de sorrisos, suor, trabalho, sangue e lágrimas do Sci-Fi Lx.
A ideia surgiu da cabeça deste louco, inspirado na LisboaCon, Cifimad e Iberanime que olhou para o panorama nacional e… pára tudo. Porque é que ainda não existe uma convenção apenas dedicada à ficção científica? Reuniu os 5 Magnificos que começaram a arquitectar o projecto que no início era apenas uma convenção e criou o Sci-Fi Lx tendo feito milagres em conjunto com todas as pessoas e organizações que fazem de alguma forma, directa ou indirectamente contribuem para aquilo que hoje é o Sci-fi Lx alimentando as diferentes sinergias sem as quais não era possível a sua existência.
É ele o fundador e coração por trás do projecto, desde a sua concepção inicial. Nesta edição do Devoradores vem falar um bocadinho do percurso do Sci-Fi Lx até hoje, bem como do que a edição deste ano nos reserva.
A Ficção Científica fez desde sempre parte da vida de Ana Carrilho. “Roubar” os Argonautas ou os Blake & Mortimer do pai era um acontecimento corriqueiro, quando era jovem. A primeira ligação ao Sci-Fi Lx surge em 2015 (com o grupo Guerrilha Crochet), com o convite do fundador Tiago Rosado para trazer o crochet para a convenção, numa tentativa de mostrar a ubiquidade do género nas manifestações de actividade humana. No ano seguinte, nasce o projecto Handmade Sci-Fi Lx, que tenta englobar várias técnicas de artesanato ligadas ao tema.
Em 2017, numa progressão natural do papel de “conselheira da aflição” (“anda lá fora fumar um cigarro” era o código que André Silva usava) surge o convite para integrar a Equipa Sci-Fi Lx, com a missão de reestruturar profissionalmente o projecto e tirar partido da sua área de formação académica, a Comunicação Social. Nesta edição dos Devoradores vem falar-nos do tema central desta 4ª edição, o Armageddon, bem como das ramificações que o projecto tem, bem para além do evento anual.
Autoria: Ana Carrilho e André Silva