June 19, 2018

NL#4 – Artista do Mês – Felix Works

Nascido em Oeiras, no ano de 1988, Samuel Pereira, cujo trabalho é mais conhecido sob o nome Felix Works, descobriu a fotografia numa actividade extracurricular dinamizada no 8º ano de escolaridade pelo seu professor de EVT. É aqui que aprende as regras básicas de manipulação de uma câmara fotográfica e onde vê um mundo de magia abrir-se à sua frente, quando assiste à sua primeira revelação e vê nascer uma imagem no papel branco.

No fim do 9º ano, na altura dos testes psicoténicos e com a convicção de que o sistema escolar tradicional era demasiado aborrecido para si, escolhe, com o apoio da família, a via profissional de ensino e entra no curso de fotografia da etic_ (Escola de Tecnologias Inovação e Criação).

3 anos depois, impedido de concluir o curso devido a problemas pessoais e familiares, é forçado a entrar no mercado de trabalho, de modo a assegurar subsistência financeira. No entanto, a fotografia continua a ser a sua grande vocação e fá-lo sempre que possível, seguindo as tours de algumas bandas que vai conhecendo e colaborando com o blog Metal em Portugal.

O seu gosto por videojogos, BD’s e anime leva-o a inscrever-se como voluntário no Anicomics, onde toma contacto com o cosplay. A partir desse momento, os eventos sucedem-se, o conhecimento do mundo do cosplay aprofunda-se e começa a fazer photoshoots dedicadas a esta actividade, levando à criação da Felix Works, em 2013.

Hoje em dia, é por este tipo de trabalho que é mais conhecido, tendo inclusivamente ganho um concurso mundial de fotografia de cosplay, em colaboração com Leonor Grácias. Mas foi responsável por outros projectos, como a parceria com a CTW (Centro de Treinos de Wrestling) e a exposição “Breaking the Fourth Wall”, que esteve em exposição na Kingpin Books. Juntou-se, ainda, à equipa de fotografia da Cosplayer E-zine e editou,  durante vários anos, um calendário anual de cosplay. Em eventos como o Anifest e o Sci-Fi Lx tem também dado algumas palestras sobre fotografia,

tendo integrado a equipa do Sci-Fi Lx de forma permanente este ano.

Em termos de futuro, pretende aumentar a dinamização das suas redes sociais e investir também na área do vídeo, enquanto fortalece o seu portfolio.

 

Fotografia: Felix Works

Autoria: Ana Carrilho