Já vos falamos da Editorial Divergência e da Antologia Steampunk que estes integraram, um projeto de magnitude internacional que certamente não só irá percorrer o mundo, como contribuir para um maior reconhecimento da cultura steampunk.
Durante estas últimas semanas, têm sido revelados os autores que colaboraram nesta obra, sendo que ainda estão alguns por revelar. E é isso que queremos fazer.
Primeiro, temos Jonathan Green. Com mais de setenta livros publicados, movendo-se tão facilmente entre histórias de Doctor Who, Tartarugas Ninja, Judge Dredd ou a sua saga Pax Britannia para a Abaddon Books, entre muitos outros, é certamente uma boa adição aos autores já apresentados. O seu conto, com o agente do trono Ulysses Lucian Quicksilver, enquadra-se dentro do universo por ele criado: Pax Britannia.
Em seguida, temos Magdalena Hai. Vencedora do Prémio Atorox e do Prémio de Literatura Exportada Finlandesa, é autora da prestigiada trilogia steampunk Gigi & Henry, escrevendo também para públicos mais jovens, embora todas as suas narrativas sejam uma fusão de vários géneros literários. No seu conto, a Corrente do Golfo derreteu parcialmente o Manto de Gelo da Gronelândia, tornando os viquingues numa verdadeira potência económica.
Finalmente, mas não menos importante, temos o nosso Pedro Cipriano. Escritor assíduo e prolífico, publicou diversos trabalhos em diversas antologias e revistas, sendo recipiente do Prémio Escolha do Ano no Fórum Fantástico de 2017 com o seu primeiro romance As Nuvens de Hamburgo. O seu conto passa-se num Porto alternativo do início do século XX em que a Monarquia do Norte triunfou. Neste seguimos as aventuras de uma jovem espia, incumbida de roubar importantes segredos militares para a República de Lisboa.
Se quiserem ler esta coleção e não esperar muito, não desesperem! O lançamento vai ter lugar no Sci-Fi Lx, e são todos bem-vindos!