Este mês destacamos a Rita do Mar (Rita Martins), artista de ilustração e BD e membro fundador do Opiarte, o Núcleo de Ilustração e BD de Belas Artes.
A Rita começou a desenhar cedo, tendo crescido num ambiente familiar que valorizava a arte e em que a BD era uma presença constante. Quando escolheu o percurso académico das artes visuais foi apoiada e incentivada e, já em Belas Artes, percebeu que a sua paixão estava no Desenho, na Ilustração e na BD.
Profissionalmente, fez ilustração infantil e, à saída da faculdade, dedicou um ano a trabalhar e definir o seu estilo. Depois disso, o seu percurso profissional passou, e passa ainda, pela ilustração e BD. O último desafio a que se propôs e que está prestes a concluir é a formação em design gráfico.
O Opiarte é um projecto que abraça como membro fundador, enquanto estudante em Belas Artes. Juntando-se a outros estudantes descontentes com o nível de representação da BD e Ilustração na Faculdade de Belas Artes, vistas pela academia como artes menores, pretendia criar uma dinâmica de maior visibilidade destas artes e apoiar os estudantes na criação de pontes com o mercado de trabalho.
O projecto conhece o seu maior impulso em 2017, de onde nascem os encontros semanais do núcleo, com o objectivo de desenvolver aptidões específicas à Ilustração e BD e romper limites criativos. É também desse impulso que nasce a Zine Opiarte, fomentando o contacto com o exterior e servindo de showcase aos trabalhos dos membros da Opiarte.
Actualmente, a Rita tem tido a sua obra publicado em várias zines, principalmente, embora não exclusivamente, trabalhos de BD, dos quais se destacam a Ladies’ Night Anthology e a Lilies Anthology. Tem também convites para participar em duas zines de Adventure Time e Pokémon.
Autoria: Ana Carrilho