April 20, 2018

Sci-Fi Lx 2018

O Mundo acaba em Lisboa

O Sci-Fi Lx 2018 gira à volta do Armageddon. Vamos pensar nas diferentes formas de acabar com o Mundo e quais serão as nossas respostas, projectar consequências futuras das nossas escolhas actuais e imaginar as nossas sociedades futuras. E vamos continuar a celebrar a Ficção Científica em geral. Para além disso, este ano tivemos especial atenção a crianças e jovens. Consultem o programa completo em: http://www.scifilx.pt/scifilx2018-programa-geral/.

 

Infanto-Juvenil

Este ano, os mais pequenos e os jovens foram alvo de especial atenção na programação: o workshop de marcadores de livros fantástico pode ser frequentado independentemente por crianças com mais de 6 anos, mas desde que venham acompanhadas, as crianças mais novas

O Pandemia Gigante, do Especulatório, é uma actividade ideal para fazer em família. Há boardgames que podem ser

jogados desde tenra idade e o Artemis também pode ser disfrutado dos 8 aos 80.

também podem participar. A Silver Blade Academy tem workshops de iniciação ao combate com sabres de luz e o Escape Room da Liga Steampunk pode ser frequentado por crianças com mais de 11 anos, desde que devidamente acompanhadas.

 

Tecnologia

O progresso tecnológico tem sido um constante benefício e uma constante ameaça na história recente da Humanidade. Com todas as coisas maravilhosas que ele nos pode trazer, vêm riscos de consequências catastróficas, se não estivermos dispostos a pensar, questionar e balizar as nossas escolhas colectivas. Palestras acerca de nanotecnologia, astrobiologia, inteligência artificial e robótica, levam-nos a pensar os limites do nosso progresso e as implicações morais, éticas e culturais dos avanços tecnológicos já alcançados e ainda esperados.

A arte digital e a criação de videojogos também têm lugar nesta edição, com workshops e palestras dedicadas ao tema, dadas por profissionais reconhecidos das áreas.

Literatura, Arte e BD

Como sempre, as artes marcam presença forte na convenção, desta feita com três exposições diferentes de ilustração, BD e arte digital e a videoprojecção de clássicos da BD, bem como vários workshops de BD, desenho, crochet, pintura de miniaturas, dobragem de papel, impressão 3D e  cinema.

A literatura também é profundamente acarinhada durante o evento, com  palestras, workshops e lançamentos literários a servirem de pano de fundo a uma feira do livro que junta pequenos livreiros e micro-editoras.

 

A Editorial Divergência, em particular, faz dois lançamentos no Sci-Fi Lx 2018: a antologia Steampunk Internacional (uma co-produção com a New Con Press do Reino Unido e a Osuuskumma da Finlândia) e Holocausto Lunar por Sofia Guilherme Lobo.

O Sci-Fi Lx, a Imaginauta e a Editorial Divergência entregam o Prémio Ataegina

Há palestras de homenagem a António de Macedo, que também tem um prémio em seu nome a ser entregue, e a Ursula Le Guin.

Cultura e Sociedade

A diversidade sexual e de género na Ficção Científica, as implicações éticas da Inteligência Artificial, as estratégias emocionais e psicológicas para lidar com situações limite e a relação entre a forma de viver antropocénica e os mitos ancestrais do Apocalipse são tudo temas abordados em palestras e workshops dados por profissionais e académicos das diferentes áreas tratadas.

EspeculatórioJogos

Como sempre, a componente lúdica também tem destaque no Sci-Fi Lx. Jogos de tabuleiro, Roleplay ( e este ano, ainda, um LARP- Live Action Role Play), videojogos, Pandemia Gigante e Escape Room compõem uma oferta diversificada e que chega a todas as idades.

 

Morapiaf

Bazar Intergaláctico

Saída de Emergência

O Sci-Fi LX é o grande evento de ficção científica em Lisboa e a oportunidade perfeita para acrescentar mais algum coleccionável especial àquela colecção que todos vamos construindo, peça a peça, nas nossas casas. Além disso, procuramos divulgar o negócio de diversos artistas e empreendedores portugueses que nos trazem produtos de qualidade e actividades enriquecedoras subjugadas ao nosso grande amor, a ficção científica!

Sem mais demoras, queremos dar-vos já um gostinho das bancas que podem visitar neste fim-de-semana fenomenal e prepararem-se já para se deliciarem com o que eles têm para regalarem os vossos olhos!

Começamos pelo Edgar Ascensão e os seus brilhantes posters caseiros. Vocês já viram o nosso poster para esta edição do Sci-Fi LX, certo? O Edgar foi a mente brilhante por detrás daquele poster estupendo e que temos imenso orgulho em apresentar! Aproveitem este momento para verem o portfólio dele e trazerem um poster do vosso filme de ficção científica preferido! (P.S.: é uma boa prenda!)

Este grupo já deve ser vosso conhecido dos nossos vários eventos e das nossas acções de divulgação, a Liga Steampunk marca também presença no nosso evento. Não só divulgam as suas actividades, mas também vos apresentam os acessórios tão característicos deste estilo.

MorapiafVamos ter também a Morapiaf e os seus vários jogos de tabuleiro, portanto para quem prefere ter realmente a opção da fazer um table turn, aproveitem os goodies que eles nos trazem.

A Heróis Como Nós e a Ronin Geek regalam-nos com diversas action figures e coleccionáveis para as fandoms de cada um e a Zeldrak com ilustrações, igualmente ao gosto de cada fandom! Fica o aviso feito já para quem gosta mesmo muito de Star Wars: a Ronin Geek vai ter sabres de luz na sua banca (não nos responsabilizamos quando não conseguirem resistir a comprar um!).

A Mind Bizarre, talvez mais conhecida para uns que para outros, vai estar no nosso evento, com a sua arte e a fazer as suas pinturas (sempre uma boa ideia para os mais novos!).

Porque procuramos divulgar todas as formas e expressões de arte, contamos com a Magna Dona, uma banca com joalharia de autor portuguesa, operacional desde 2010.

Na Associação de Cosplay podem encontrar um serviço de SOS Cosplay: algum problema que estejam a ter com o vosso fato ou algum acessório, falem com eles para dicas extra e novas ideias!

 

Porque a ficção científica também vem muito da literatura, vamos ter uma área dedicada à mesma com a presença da Editorial Divergênca e de pequenos livreiros para literatura de língua portuguesa e a Bookshop Bivar para a língua inglesa, bem como a Legendary Books.

 

 

 

Numa perspectiva mais de handmade goodies, temos a LeoCouture (com desenhos, acessórios de cosplay, roupas e Blythe Dolls), a La Cerise (com caixas misteriosas e, mais relevante, exclusivas!), a Mii’s Crafty House (com desde pequenos porta-chaves a colares e marcadores de livros), a Philippa Marquis (e as suas obras inspiradas em anime, jogos e séries bem familiares a todos nós) e a Zeldrak.

 

 

 

Para terminar em grande temos a nossa própria banca! Temos livros, jogos de tabuleiro e também alguns handmade goodies saídos directamente do nosso forno que é o Handmade Sci-Fi LX!

Mais do que vos falar do que vamos ter por lá, o melhor é verem por vocês mesmos. Apareçam e disfrutem desta variedade de produtos e actividades que temos para um fim-de-semana, no mínimo, diferente!